segunda-feira, 7 de maio de 2012

Um vai, o outro fica


Mais um ciclo do Blackburn na Premier League se encerrou ontem. Os Rovers receberam o Wigan em Ewood Park e perderam por 1-0. O zagueiro Alcaraz fez o único gol da partida, aos 87’. Com o resultado, o Blackburn teve seu rebaixamento decretado e o Wigan garantiu (mais uma vez) permanência na divisão de elite. Ambos apenas cumprirão tabela no próximo domingo, quando acontece a última rodada do Campeonato inglês.

O Wigan conquistou acesso para a Premier League em 2004-05, ficando em 2º lugar e subindo junto com o Sunderland. Logo na temporada de estréia (2005-06), a equipe azul fez 51 pontos e ficou na 10º colocação, fazendo assim, a sua melhor campanha desde que chegou à divisão de elite. Fora isso, tem sido difícil fugir do descenso. Em 2010-11, o Wigan escapou com uma vitória espetacular sobre o Stoke por 1-0 fora de casa.

O atual plantel não é dos mais fortes. Moses, Maloney e Di Santo são alguns dos poucos atletas que tem se destacado. O trabalho de Roberto Martínez também deve ser enaltecido. O espanhol é muito bom treinador e esteve no Swansea antes dos galeses conquistarem o acesso. O Wigan evoluíram bastante nas últimas rodadas e venceu Manchester United, Arsenal e Newcastle, 3 dos 6 primeiros colocados. A permanência é merecida.

O Blackburn foi rebaixado em 1998-99 e retornou à divisão principal em 2000-01. Nestes 11 anos de Premier League, que serão concluídos com o final da atual edição, os Riversides ficaram na 6º posição em 2 temporadas (2002-03 e 2005-06). O Blackburn foi campeão da Premier League em 1994-95 e, depois dele, apenas Manchester United, Arsenal e Chelsea levantaram a taça mais importante da Terra da Rainha.

O elenco desta temporada tem poucos bons nomes. Yakubu teve um desempenho superior ao dos tempos de Everton. A venda do zagueiro Christopher Samba para o Anzhi, da Rússia, dificultou ainda mais a missão de permanecer na 1º divisão inglesa. O Blackburn ganhou de Arsenal e Manchester United, mas o aproveitamento nos confrontos diretos foi no máximo regular. Uma vitória nos últimos oito jogos retrata bem a falta de sequência de bons resultados que atrapalhou bastante no decorrer da liga. A queda foi inevitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário