sexta-feira, 25 de maio de 2012

Análise sobre os quatro semifinalistas da Libertadores

Nesta semana, foram definidos os semifinalistas da Copa Santander Libertadores 2012. Há algum tempo não se via uma fase decisiva ser tão disputada. Corinthians e Boca Juniors se classificaram com gols depois do 40' do 2º tempo, enquanto Santos e Universidad de Chile tiveram de passar por árduas disputas de pênaltis. Para alegria do torcedor que gosta de equilíbrio, não existem favoritos. As quatro equipes estão niveladas.

O Boca Juniors poderia ter feito uma vantagem mais dilatada em casa diante do Fluminense, porém a maioria dos clubes argentinos sabe jogar bem fora de casa. O Flu fez 1-0 na etapa inicial do jogo de volta e empatou tudo. O 1º tempo dos Xeneizes no Engenhão não foi bom. No 2º, a postura mudou. Riquelme e Santiago Silva não fizeram grandes atuações, mas tiveram participação direta no lance do gol da classificação. O time não é brilhante, contudo experiente. Histórico e camisa também pesam a favor.

O Corinthians lembrou bastante o time campeão brasileiro de 2011 contra o Vasco. No primeiro jogo, o alvinegro paulistano pouco criou e poderia ter saído do Rio de Janeiro derrotado se o gol de Alecsandro não fosse anulado. O Vasco pecou em  objetividade e eficiência. Nos 180 minutos, o Corinthians não chegou a criar 5 chances claras de gol, mas aproveitou uma. Dos quatro, é o time que considero mais fraco, entretanto não há no Timão um "jogador termômetro". É uma vantagem em relação aos outros.

O Santos não mereceu passar pelo Vélez, mas derrubou o time argentino nos pênaltis. Na ida, atuações discretíssimas de Neymar e Ganso, principais peças ofensivas do Peixe. Na volta, Peruzzi e Fernández colaram em Neymar. O jogo do alvinegro praiano foi muito previsível e o Vélez não aproveitou os contra-ataques que armou para matar o confronto. Ganso, mesmo não estando 100%, fez um partidaço. Nos pênaltis, o clube hermano ainda teve a desvantagem de não contar com Barovero, que foi expulso. Aí ficou fácil.

Após o empate de Assunção, pensei que a Universidad de Chile passaria do Libertad com ampla vantagem, mas não foi isso que aconteceu. A equipe paraguaia fechou os espaços no meio-campo e anulou o trio ofensivo chileno. Gustavo Lorenzetti foi anulado por Cáceres e Aquino. Marcelo Díaz foi o grande destaque de La U na  volta. Johnny Herrera foi herói ao pegar uma cabeçada de Velázquez aos 46' do 2º tempo e o pênalti de Ayala. Los Azules, assim como o Corinthians, nunca conquistaram a Libertadores.


Corinthians x Santos e Universidad de Chile x Boca Juniors serão as semifinais da Libertadores. Timão e La U decidirão em casa. Os clássicos brasileiros provavelmente acontecerão nos dias 13 e 20 de junho, enquanto os confrontos Chile x Argentina devem ser realizados em 14 e 21 do mesmo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário