sábado, 12 de maio de 2012

Título, UEFA Champions League e rebaixamento: a 38º rodada da Premier League promete


A última rodada do Campeonato Inglês será disputada neste domingo (13), com todos os jogos acontecendo às 11h (Brasília). Após a vitória extraordinária em St. James Park diante do Newcastle, o Manchester City receberá o Queens Park Rangers e precisa de uma simples vitória para se tornar o 5º campeão diferente da Premier League em 20 edições, que serão completadas amanhã (vale lembrar que a Liga Inglesa adota esta nomenclatura desde a temporada 1992-93). Apesar de algumas derrotas evitáveis fora de casa, os azuis de Manchester foram muito eficientes em casa e os triunfos nos duelos contra o Manchester United fizeram (e ainda fazem) toda a diferença. Os Queens ainda lutam contra o rebaixamento. Na rodada passada, o time venceu o Stoke em Londres por 1-0. Nesta, necessita de um empate para permanecer na elite. Dos times que conquistaram o acesso em 2010-11 na Championship, o QPR é o único que ainda tenta garantir permanência.

O Manchester United vai ao Nordeste inglês, onde enfrentará o Sunderland. O time de Sir Alex Ferguson vive situação complicada e não depende apenas de si. Para que o título chegue ao lado vermelho de Manchester, é necessário que o United vença e o City fracasse ou que os Reds Devils empatem e os Citizens percam. O Sunderland conseguiu apresentar uma melhora de rendimento no início do 2º turno com a chegada de Martin O'Neill, contudo a campanha se manteve regular. Vale destacar que os Black Cats ficaram em 10º lugar na Premier League 2010-11. Com uma vitória amanhã, o time pode alcançar a mesma posição na atual edição.

West Bromwich x Arsenal, em West Midlands. Os Baggies não brigam por absolutamente nada, mas o jogo tem um significado especial porque será o último de Roy Hodgson, novo técnico da Seleção Inglesa. O Bromwich faz uma campanha regular e não tem dificultado muito a vida dos times de cima em The Hawthorns. O Arsenal teve tudo pra garantir vaga na Champions com antecedência. Derrota para o Wigan e empates contra os reservas do Chelsea e Norwich foram os principais vacilos jogando no Emirates Stadium. Pelo menos, os Gunners dependem das próprias pernas para garantir o 3º lugar e mais uma participação no principal torneio de clubes da Europa.

Everton e Newcastle farão outro duelo interessante, em Goodison Park. Os azuis de Liverpool têm ótima campanha do 2º turno e, se o começo também fosse bom, a classificação para uma competição européia seria possível. Um dos destaques desta arrancada é o naturalizado croata Nikica Jelavić, que se destacou no Glasgow Rangers e marcou, até aqui, 10 gols em 15 jogos pelo Everton. Por outro lado, nos Magpies, Papiss Cissé tem sido o centro das atenções. O compatriota de Demba Ba anotou 13 gols em 13 jogos. O Newcastle apresentou queda de rendimento no início do 2º turno, mas uma sequência de bons resultados nesta reta final recolocaram a equipe na disputa por uma vaga na Liga dos Campeões. Além de vencer, tropeços de Arsenal e Tottenham são fundamentais para que o alvinegro do Nordeste consiga o seu objetivo.

No White Hart Lane, Tottenham e Fulham correrão atrás da bola. Os Spurs foram lastimáveis na 2º metade do campeonato. Vitórias contra Blackburn e Bolton recolocaram o Tottenham na disputa, porém o time perdeu a chance de ultrapassar o Arsenal no último domingo, quando apenas empatou no Villa Park contra o Aston Villa. Dos 3 postulantes à vaga na Champions, o Tottenham é o que aparentemente tem a missão menos complicada. O Fulham manteve a regularidade de temporadas anteriores e não briga por mais nada. No Craven Cottage, o alvinegro de Londres conseguiu atrapalhar a vida de times mais fortes como Arsenal e Manchester City.

Stoke City e Bolton se enfrentarão no Britannia Stadium. Os Potters caíram bastante de rendimento, entretanto o time não chegou ao extremo de brigar para não cair. Apesar de estar na 14º posição, o time de Tony Pulis, exceto para o Newcastle, não perdeu para as principais forças do campeonato no Britannia Stadium. O Bolton, dos clubes que brigam para não cair ou já caíram, fez o maior investimento, contudo a campanha construída no 1º turno foi a pior dentre os 20 clubes. Em 2012, o time conquistou um número maior de pontos, mas permanece em situação crítica. Levando em consideração que o QPR joga em Manchester diante do Manchester City, os Whites provavelmente se salvam com uma vitória em Stoke-on-Trent.

Premier League - 38º rodada

Domingo, 11h

Manchester City x Queens Park Rangers - ESPN e RedeTV!
Sunderland x Manchester United - ESPN Brasil
West Bromwich x Arsenal - ESPN HD
Everton x Newcastle
Tottenham x Fulham
Stoke x Bolton
Chelsea x Blackburn
Norwich x Aston Villa
Swansea x Liverpool
Wigan x Wolverhampton

Nenhum comentário:

Postar um comentário