sábado, 5 de maio de 2012

O Chelsea de Roberto Di Matteo


A temporada 2011-12 se desenhava tenebrosa para o Chelsea. Após um bom início de Premier League, com 6 vitórias nos primeiros 8 jogos, os Blues apresentaram uma queda de rendimento e fragilidade diante de adversários mais fortes como Manchester United e Arsenal. A eliminação na UEFA Champions League parecia questão de tempo. Os maus resultados começaram a aparecer com frequência e André Villas-Boas foi demitido. Tudo se encaminhava para um desastre, até que Roberto Di Matteo chegou em Stamford Bridge.

O italiano teve de imediato uma prova de fogo pela frente, nas oitavas-de-final da Copa da Inglaterra. O Chelsea havia sofrido frente ao bom time do Birmingham em Stamford Bridge e teve de jogar o replay no St. Andrew's. Uma bela vitória por 2-0 foi conquistada e o Chelsea avançou. Duas semanas depois, a equipe voltaria a campo pela Champions. Precisava reverter a vantagem criada pelo Napoli, no Sul da Itália. Resultado: vitória por 3-1 e gol de Ivanovic na prorrogação garantiram o Chelsea nas quartas-de-final.

Com Di Matteo no comando, o Chelsea não passou a jogar bonito. Passou a jogar com mais vontade. Jogadores como Lampard e Raul Meireles ganharam confiança. O britânico foi fundamental nos jogos contra o Barcelona, tendo participação direta em 2 dos 3 gols marcados nos confrontos. O português fez um péssimo final de 2011, no entanto não comprometeu nas partidas frente ao time catalão e marcou um belo e importante gol diante do Benfica.

Daniel Sturridge fez mais gols que Drogba na atual temporada, mas caiu bastante em 2012 e era intocável com Villas-Boas. Desde que Di Matteo chegou, o jovem winger deixou o time titular e Ramires passou a jogar em uma nova função, na qual se adaptou muito bem. A contribuição do brasileiro para a classificação rumo à decisão da Champions também foi imensurável. Mikel voltou a apresentar bom nível em suas atuações e recuperou vaga no onze inicial.

Dois meses após a troca de técnico, o Chelsea conquistou a FA Cup pela 4º vez em 6 anos. Os Blues bateram o Liverpool por 2-1, em Wembley, e no dia 19 mais uma taça pode ser levantada. Drogba, Ivanovic e Peter Cech também merecem um destaque nesta sensacional arrancada do time azul de Londres no final da temporada. Roberto Di Matteo vem fazendo um excelente trabalho e deve ser efetivado. Mostrou muita competência até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário