segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Arsenal perdeu van Persie e Song, mas mantém o nível

Olivier Giroud corre atrás da bola


A primeira metade da temporada 2012-2013 se encerra daqui a um mês. Treze rodadas da Premier League foram realizadas. De certa forma, chama a atenção o modo como o Arsenal se comporta desde as saídas de van Persie e Song, que deixaram o clube há aproximadamente 3 meses e meio. Os dois melhores jogadores dos Gunners na temporada passada deixaram Londres, contudo o nível da equipe não caiu. O atual 6ª lugar no Campeonato Inglês comprova isto.

Se na janela de transferências de julho o Arsenal perdeu Song e van Persie, Santi Cazorla, Podolski e Giroud chegaram. Cazorla virou referência no meio-campo londrino. Com ele e Arteta, os Gunners apresentam qualidade no toque de bola. Giroud e Podolski debutam na Premier League. O francês, que foi um dos artilheiros da última Ligue 1 pelo Montpellier, demorou um tempo para começar a balançar as redes, porém já marcou 7 gols. O canhoto naturalizado alemão, que joga aberto pelo lado esquerdo, também anotou 7 tentos. Com o passar do tempo, a tendência é que o rendimento de ambos melhore. Sem van Persie, o Arsenal, talvez, não tenha um jogador decisivo, aquele que faz jogadas individuais e decide jogos árduos, mas o time é bom. Além disto, Walcott atravessa ótima fase e é artilheiro da equipe na temporada, com 9 gols.

Fazendo um comparativo dos elencos dos times de Manchester com o de Arsène Wenger, não dá para imaginar o time do norte de Londres brigando pelo título, mas as chances de vaga na próxima Champions League são reais. A última temporada na qual o Arsenal ficou fora do grupo dos 4 primeiros foi 1995-96, quando os Gunners terminaram em quinto lugar, atrás de Manchester United, Newcastle, Liverpool e Aston Villa. Na Champions League, a campanha é estável. O time se classificou com uma rodada de antecedência para as oitavas-de-final.

Outra característica mantida em relação a 2011-12 é a irregularidade em alguns momentos. O mesmo Arsenal que vence Tottenham e Liverpool empata com Aston Villa e Sunderland. A equipe cresce em dados clássicos e dificulta a vida de adversários, porém se complica em jogos nos quais consegue sair na frente e/ou tem favoritismo. Nos confrontos diretos, há um equilíbrio. O time não engrena, mas também não fica vários jogos sem vencer. O Arsenal deve brigar pelo 4ª lugar com West Bromwich, Everton e Tottenham, que deve crescer ao longo do campeonato.

Quarta, os Gunners vão a Merseyside enfrentar o Everton, do ótimo Marouane Fellaini. Apenas um ponto separa as equipes (21 x 20), que são vizinhas na tabela (Everton é 5ª, Arsenal 6ª). Os jogadores encaram este jogo como uma decisão. Szczesny afirmou que é “jogo de 6 pontos”. No último encontro das equipes em Goodison Park, em março deste ano, vitória do Arsenal por 1-0. Segundo o site do clube, Walcott, que se recupera de lesão, provavelmente joga. André Santos e Diaby permanecem fora. Wilshere, poupado contra o Aston Villa, deve voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário