terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Foi bom enquanto durou

A imagem de Jonás Ramalho sentado retrata bem o comportamento do Bilbao diante dos grandes em 2012-2013

Vice em UEFA Europa League e Copa del Rey e 10ª lugar no Campeonato Espanhol. Isto foi o que o Athletic obteve em 2011-12. A boa campanha do clube basco na tempora passada foi benéfica apenas para alguns jogadores, que ganharam prestígio continental. O Bilbao não conquistou nada e, como não bastasse, começou mal a atual temporada. Em La Liga, o time disputou 14 partidas e perdeu 7. Em 2011-12, foram 4 derrotas entre 2ª e 15ª rodada (as 14 primeiras, pois a 1ª foi adiada). O elenco é praticamente o mesmo, contudo o clima criado em agosto parece fazer efeito até hoje.

Na época, Javi Martínez e Fernando Llorente foram especulados em Bayern München e Juventus, respectivamente. O primeiro foi, o segundo ficou. Ambos foram chamados de “mercenários” pela torcida, revoltada. Embora tenha permanecido, Llorente não é mais o mesmo. Em UEFA Europa League e La Liga, foram apenas 2 gols anotados. Claro que o fato de ele não ser mais titular deve ser levado em consideração; mesmo assim, o número de tentos poderia ser maior. A falta de gols é uma das consequências, não a causa do mau momento do clube.

Marcelo Bielsa tem dificuldades para formar, novamente, um time competitivo. O Bilbao adota a política de contratar somente jogadores com nacionalidade ou descendência basca, ou seja, o número de opções para contratação diminui muito. O clube se orgulha de nunca ter caído para a Liga Adelante, feito que apenas ele, Real Madrid e Barcelona conseguiram, mas no atual Campeonato Espanhol, o clube é apenas o 15ª colocado com 15 pontos, três acima do Granada, primeiro time da zona de rebaixamento. A possibilidade de queda não é nenhuma utopia.

O que mais preocupa são as atuações. Normais foram as derrotas para Barcelona (5-1), Atlético de Madrid (4-0) e Real Madrid (5-1), os três primeiros colocados, mas as goleadas foram lastimáveis. Não à toa o Athletic Bilbao tem a pior defesa de La Liga (32 gols sofridos). Outros adversários, como o Sevilla, por exemplo, fizeram “menos feio”. Em meio a atuações pífias, Aritz Aduriz, artilheiro do Bilbao na temporada com 9 gols, e Iker Muniain, que fez uma temporada passada espetacular, têm se salvado. Na UEFA Europa League, o clube apenas cumprirá tabela contra o Sparta Praga, pois já está eliminado. Continuarei de olho na liga espanhola para ver qual rumo tomará a equipe do País Basco na temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário