quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Duas classificações que não convenceram

Alexandre Pato comemora o gol marcado, o 3ª do Milan sobre o Anderlecht 

Ontem, em Bruxelas, o Milan venceu o Anderlecht por 3-1. Com o resultado, o Rossonero assegurou o segundo lugar do Grupo C e garantiu vaga nas oitavas-de-final da Champions League com uma rodada de antecedência. Apesar de classificações tranquilas nesta e na temporada passada, o rubro-negro de Milão não apresentou bom futebol em alguns jogos contra adversários inferiores. Isto, certamente, faria a diferença em grupos mais disputados.

Em 2011-12, o Milan esteve no Grupo H, ao lado de Barcelona, BATE Borisov e Viktoria Plzen. Em 6 jogos, apenas uma grande atuação: na estreia, contra o Barcelona. Na sequência, o time fez o ‘dever de casa’ ao vencer Viktoria Plzen e BATE Borisov, ambos por 2-0; depois, vacilou diante destas mesmas equipes ao sair na frente e tomar empates. Além disto, perdeu para o Barcelona na 5ª rodada, no San Siro, por 3-2. O time fez 9 pontos em 6 jogos e superou apenas Lyon e CSKA dentre os 16 classificados para o mata-mata. Aproveitamento baixíssimo, perto do que se esperava em um grupo tão fraco. Cabe lembrar que o eliminado Manchester City fez 10.

Na atual temporada, o plantel é inferior, tendo em vista que Ibrahimovic e Thiago Silva foram vendidos ao PSG. Isto abriu espaço para Stephan El Shaarawy, grande destaque do Rossonero com 12 gols em 18 jogos entre Lega Calcio e Champions League. Novamente, o Milan caiu em um grupo relativamente fácil; mesmo assim, cambaleou diante do Anderlecht na estreia. Foi bem contra o Zenit em São Petersburgo, conseguiu apenas 1 ponto dos 6 disputados contra o Málaga e, em mais uma noite brilhante de El Shaarawy, ganhou do Anderlecht em Bruxelas. O time pode chegar a 11 pontos caso vença o Zenit e, consequentemente, melhorar o desempenho em relação a 2011-12, porém as atuações preocupam.

O placar de 3-1 não deixa evidente, mas os italianos foram dominados pelo Anderlecht no primeiro tempo. Os belgas tiveram uma grande chance para abrir o placar, mas Abbiati salvou. A atuação do Rossonero não foi brilhante, contudo a eficiência fez a diferença. Os números da Lega Calcio são mais honestos: o Milan é o 12ª colocado, com 15 pontos em 13 jogos. Nas 13 partidas iniciais do campeonato passado (período de 2ª a 14ª rodada, pois a 1ª foi adiada), a equipe conquistou quase o dobro de pontos (27). Uma queda considerável.

No próximo domingo, o Milan recebe a Juventus, às 17h45, pela 14ª rodada da Lega Calcio. O time de Massimiliano Allegri pode chegar à 8ª posição caso obtenha a vitória. Provavelmente, a equipe que venceu o Anderlecht será repetida. Quem sabe com um triunfo diante do líder em um clássico, o Rossonero comece uma arrancada em busca das primeiras posições no Campeonato Italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário