sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Análise sobre a fase classificatória da Taça Cidade de Belém

A fase classificatória da Taça Cidade de Belém terminou ontem. Três equipes (Remo, Paysandu e São Francisco) já estavam classificadas antes mesmo do início da última rodada, porém brigavam por melhores posições. Outras três disputaram (Paragominas, Santa Cruz e Águia) a última vaga para as semifinais. No final das contas, nada mudou em termos de classificação na parte de cima da tabela. O blog faz uma análise sobre o desempenho dos times que continuam concorrendo pelo título do 1ª turno do Parazão.


Remo – O excelente aproveitamento nas finalizações foi o ponto forte do Leão. No clássico contra a Tuna, o time foi inferior o tempo todo, mas aproveitou as únicas oportunidades que teve e ganhou. Contra o Paysandu, tomou pressão no 2ª tempo, permitiu o empate ao adversário, todavia Leandro Cearense marcou o gol da vitória azulina a 5 minutos do fim. A zaga demonstrou certa estabilidade e o ataque, recheado de boas opções, marcou 11 gols dos 15 anotados pela equipe (Val Barreto 4, Fábio Paulista 4 e Leandro Cearense 3). Foram 6 vitórias em 7 jogos. Os mais exigentes podem até constestar as atuações, mas o Remo, sem dúvidas, é favorito ante o Paragominas.


Paysandu – O representante do Pará na Série B em 2013 seguiu à risca o provérbio "A melhor defesa é o ataque"). Foram 19 gols em 7 jogos. Rafael Oliveira, muito constestado na Série C de 2012, vive grande fase e é o artilheiro do Papão, com 6 gols. O torcedor mal lembra que Iarley foi contratado, em janeiro. Mas nem tudo são flores. A defesa bicolor, que perdeu Marcus Vinicius e Fábio Sanches (dupla de zaga titular na campanha do acesso à Série B), é o ponto fraco da equipe, sendo a única do Parazão que tomou gol em todos os jogos. Ainda assim, o Paysandu provavelmente passará pelo São Francisco e chegará à decisão do turno.

São Francisco – O sucesso do Leão Santareno no campeonato é fruto do ótimo trabalho da diretoria, que além de manter boa parte do elenco o qual fez um bom papel em 2012, trouxe de volta o técnico Osvaldo Monte Alegre, que pediu demissão no ano passado após ter sido um dos responsáveis pelo “duplo acesso” em 2011 (Segundinha e 1ª fase do Parazão). O representante de Santarém fez uma de suas melhores apresentações (senão a melhor) na última segunda-feira, quando perdeu muitas oportunidades e empatou com o Remo, no Mangueirão. Jogadores como Ricardinho e Caçula podem fazer a diferença contra o Paysandu, nas semifinais.

Paragominas – Da Segundinha para as semifinais da fase principal do Parazão em 5 meses. Este é o Paragominas, que não venceu nenhuma partida em casa, contudo ganhou 3 dos 4 jogos realizados fora da Arena Verde. Além disto, o Jacaré do Norte possui o artilheiro do campeonato (Aleilson, com média de 1 gol por jogo). O zagueiro Cristovam, os volantes Dudu e Ilailson (todos ex-Tuna) e meia Marquinho (ex-Águia, antes conhecido como Marquinhos) são outros bons nomes do PFC. Na primeira partida da semifinal contra o Remo, na próxima quinta-feira na Arena Verde, Flávio Goiano (outro que teve passagem pela Tuna, em 2011) deve fazer a sua estreia no comando técnico da equipe.



É sempre importante lembrar que o critério o qual define quem joga com a vantagem na final é a campanha no turno em questão, não a colocação final na fase classificatória (exemplo: o Remo tem 19 pontos e o Paysandu 16. Caso o Remo se classifique com dois empates diante do Paragominas, vai a 21. O Paysandu, ganhando duas vezes do São Francisco, chega a 22. Sendo assim, a vantagem passaria a ser do bicolor paraense).


Semifinais – Paysandu x São Francisco (ida no dia 13, no Colosso do Tapajós, e volta no dia 16, na Curuzú) e Remo x Paragominas (ida no dia 14, na Arena Verde, e volta no dia 17, no Mangueirão*). Em caso de dois empates ou vitórias distintas com a mesma diferença de gols, Remo e Paysandu se classificam para a final.

*Pode haver mudança de local

Nenhum comentário:

Postar um comentário