sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Santos no segundo semestre de 2012


Oito rodadas do Brasileirão já se passaram e o Santos ocupa a modesta 14º colocação. Após a eliminação da Libertadores, o Peixe jogou três partidas, sendo que empatou duas e ganhou uma. É óbvio que os torcedores esperam bem mais do time no campeonato, mesmo com a saída de Paulo Henrique Ganso. O futebol apresentado no 1º semestre de 2012 foi inferior ao de 2011; por isso acredito que, a menos que um número absurdo de reforços seja trazido, o alvinegro praiano brigará apenas e tão somente por vaga na Libertadores.

A torcida haverá de ter um pouco de paciência. O Santos passa por um processo de reformulação e é possível que alguns garotos não deem resposta imediata. Felipe Anderson é um exemplo disto; foi muito bem diante do Grêmio, contudo não fará sempre ótimas atuações. O primeiro passo para a recuperação no Campeonato Brasileiro foi não mover barreira para as saídas de Elano e Borges, os quais pouco fizeram pelo clube neste ano.  Alan Kardec poderia ter ficado, pois vinha fazendo boa temporada com a camisa do Peixe. Rentería é outro que não fará falta. Neymar foi o grande responsável pela campanha do Santos na Libertadores, afinal ele é, indubitavelmente, o melhor jogador do time na temporada.

O argentino Ezequiel Miralles não marcou tantos gols pelo Grêmio, porém pode ser tornar um jogador importante. A saída de Paulo Henrique Ganso não deve ser sentida dentro de campo. Ele fez uma ou outra boa atuação em 2012, mas pouco perto de 2010 e 2011. Exceto se algum meia for contratado, o Santos deve passar a jogar com três volantes (Adriano, Arouca e Henrique). Outra possibilidade é um time com três zagueiros (Edu Dracena, Durval e mais um). Não espero um Santos no mesmo nível de 2010-2011, todavia, por achar que mais dois jogadores (no máximo) sejam contratados, penso que o objetivo é mesmo uma vaga na Libertadores e a conquista da Recopa diante da Universidad de Chile.

Arrisco um Santos daqui para frente no 4-3-2-1 com: Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval, Juan; Henrique, Adriano, Arouca; Felipe Anderson, Neymar; e Miralles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário